Ano Novo pede o que? No-vi-da-de, né não? Eu tô super feliz com as novidades que vão pipocar por aqui em 2013.

A partir de janeiro, o HomeSweetener vai receber mensalmente duas colunistas novas e cheias de talento. Que delícia, heim!

E por falar em delícia, hoje é dia de apresentar uma das moças, a Lia, que vai postar receitas daquelas de se comer primeiro com os olhos.

 

A Lia fugiu da cozinha enquanto pôde e, quando não teve mais jeito, descobriu ali uma paixão e uma nova maneira de se expressar.

Prefere pratos salgados aos doces (apesar de não dispensar um chocolate :-) ) e procura priorizar as receitas mais saudáveis e práticas.

Adora ler, viajar e sair para dançar. É curiosa e perfeccionista.

É também internacionalista, mestre em integração latino-americana e blogueira do {AsJosephinas}.


Eu conheci a Lia aqui na Austrália… Um doce de menina, tão doce que prefere cozinhar pratos salgados. Mas pra sua pré-estreia aqui no Blog, ela escolheu um cookie de Natal, que cá entre nós é perfeito pra dar como lembrancinha neste fim de ano.

Mas chega de blá-blá-blá e vamos passar a palavra pra Lia, porque eu tenho certeza que ainda dá tempo de preparar esse agradinho pros seus convidados :)

 

Biscoitinhos de Natal

O final do ano é geralmente a época em que as pessoas mais se aventuram na cozinha. Há sempre alguém da família testando uma nova receita para a ceia ou mesmo preparando aquela tradicional, já aprovada em Natais anteriores. Para as menos prendadas, pode ser o momento de arriscar a receita ‘maravilhosa e fácil’ de uma amiga, impressionar os familiares e não deixar de incluir na lista de resoluções para o ano que se aproxima o item: “aprender a cozinhar”.  Afinal, é praticando que se aprende :-)

Acho que biscoitos tem tudo a ver com Natal, vocês não acham? Essa receita que vou mostrar hoje foi testada a semana passada e aprovada com louvor! Ela foi aprimorada com base em uma receita do I Could Kill For Dessert. Mas a melhor parte é essa: é super fácil de fazer! É uma ótima opção para a mesa de entrada ou de doces da noite de Natal, ou mesmo para entregar de lembrancinha para as pessoas queridas que nos acompanham durante o ano. É carinho em formato de estrela!

Sei que estamos quase com o peru no forno mas ainda há tempo! Então tire o pó das forminhas natalinas e coloque em prática suas habilidades culinárias.

Tenham todos um ótimo Natal e um ano novo incrível!

Ingredientes

1 tablete de manteiga sem sal (200 gramas) a temperatura ambiente

¾ de xícara de chá de açúcar cristal

1 ovo

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de essência de baunilha

315 gramas de farinha de trigo

3 colheres de sopa de chocolate em pó

Açúcar refinado para decorar

 

Modo de Preparo

1. Na batedeira, coloque primeiro o açúcar cristal e a manteiga e deixe misturar por alguns minutos;

2. Em seguida, acrescente o ovo, o sal e a baunilha;

3. Aos poucos e peneirando, adicione a farinha de trigo. Por último, o chocolate. Deixe bater até que a massa se torne homogênea, o que leva em torno de 10 min. no total.

4. Quando estiver pronta, separe-a em duas partes iguais. Corte um pedaço de papel manteiga (aprox. 40 cm) e polvilhe nele um pouco de açúcar refinado. Coloque uma metade da massa ali, abra-a (mantendo aprox. 1 cm de espessura) e enrole-a junto com o papel, formando algo parecido com um rocambole. Enrole o tubo em um filme plástico;

5. Faça o mesmo processo com a segunda metade e leve os dois rolos por 30 min à geladeira. É preciso esfriar a massa para podermos manuseá-la depois, já que há uma boa quantidade de manteiga nela e à temperatura ambiente isso seria complicado, para dizer o mínimo :-);

6. Passada a meia-hora, retire os rolos da geladeira e abra-os mantendo o papel manteiga. Pré-aqueça o forno em 180°C;

7. Carimbe a massa com forminhas da sua preferência e acomode os biscoitos em uma assadeira untada ou com papel manteiga, mantendo uma distância mínima para evitar que eles grudem. Dependendo da temperatura do dia, os biscoitos podem estar pouco firmes nesse momento. Se for o caso, faça a passagem para a assadeira com cuidado e com a ajuda de uma espátula;

8. Asse-os por aprox. 30 minutos. Eles não devem estar completamente duros, já que depois de saírem do forno ainda ‘cozinharão’ por mais algum tempo até que esfriem completamente;

9. Acomode os biscoitos em um prato bonito, polvilhe açúcar refinado por cima e aproveitem!

Feliz Natal!

________________________________________________________

Ah! Esta receita rende aproximadamente 20 biscoitinhos :)

Gostou? Espalha prazamiga! :)

Ah, e não esquece de visitar o { As Josephinas }, você vai adorar!

 
  • naiarah

    Taí uma ótima ideia de presente… qual a durabilidade dos biscoitos?

    • HomeSweetener

      Ih, Naiarah, agora você me pegou, rsrsrs. Aqui em casa, cookies não duram nem dois dias, então não sei te precisar… mas acredito que, bem embaladinhos, durem umas 2 semanas ;)
      Ah, uma coisa posso te garantir: se congelá-los antes de assar, eles duram uns dois meses!
      Beijos!

%d bloggers like this: