banner_Lia

Humm! Com esse friozinho não há melhor pedida do que um creme bem quentinho para esquentar o coração. Não sei vocês, mas cremes/sopas/caldos me remetem direto à casa da minha avó paterna. Parece que não há comida mais aconchegante…e que não tem coisa melhor para levantar o ânimo quando estamos meio adoentados ou simplesmente abatidos.

A mandioquinha é originária dos Andes, mais precisamente do Peru e Equador, onde é amplamente consumida pela população. Ela fica ótima na forma de creme ou purê, além de ser bastante nutritiva (seus nutrientes agem especialmente na parte óssea e digestiva). A receita abaixo é bem simples e rápida e pode funcionar bem na hora de repor as energias dos foliões mais animados hehehe espero que gostem :-)

Ps.: esse creme, em especial, foi servido com um pãozinho feito de quinoa que, eu desconhecia, mas é outro vegetal amplamente consumido pelos povos do altiplano andino. Sem querer, o prato ganhou ares sul-americanos. E eu adorei :-)

1creme_mandioquinha

Rendimento: 6 pessoas

Tempo de Preparo: 30 minutos

Ingredientes

8 xícaras (chá) de mandioquinha picada

1 creme de leite (200 gr)

2 xícaras (chá) de cebolinha picada

1 copo de leite (opcional)

8 xícaras (chá) de água quente

1 cubo de caldo de legumes

Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de Preparo:

1. Em uma panela grande, dissolva o cubo de legumes na água fervente;

2creme_mandioquinha

2. Em seguida, acrescente a mandioquinha. Coloque um pouco de sal e deixe-a para cozinhar em fogo médio-alto por aproximadamente 15 min;

3creme_mandioquinha

3. Quando perceber que a mandioquinha está cozida, escorra praticamente toda a água. Contudo é bom deixar um pouco de água para evitar que o creme fique muito espesso (eu acabei escorrendo toda a água e por isso tive que acrescentar um pouco de leite mais tarde. Mas deixando um dedo de água talvez esse ‘remendo’ não seja necessário mais para frente ;-));

4. Com uma colher, amasse a mandioquinha. Adicione a cebolinha e os temperinhos (deixe um punhado de cebolinha reservado para o toque final);

4creme_mandioquinha

5. Quando o creme estiver homogêneo e a consistência do seu agrado (lembre-se do truque do leite), acrescente o creme de leite, misture por um ou dois minutos e apague o fogo. Jogue um pouco de cebolinha por cima, sirva com um pãozinho quentinho e bom apetite!!

5creme_mandioquinha

 

* * * * * * * * * *

A Lia é nossa colunista mensal especial para assuntos (salgados) de forno e fogão. Ela é a blogueira por trás do  { As Josephinas }, um blog  de dar água na boca ;)

* * * * * * * * * *

 

 
  • Joao Costa

    Cura ressaca? Interessante…
    Parece gostoso também. Quando esfriar novamente, gostaria de experimentar.

  • Pingback: Creme de Mandioquinha no HS «

%d bloggers like this: