Tá na moda, né gente? Se você acompanha os sites de Decor internacionais, sabe muito bem que todos eles se desmancham de amores pelo estilo escandinavo, exibindo fotos e mais fotos desse design que é tão peculiar que qualquer um consegue, sem esforço, identificar seus traços: muito branco, detalhes pastéis, pinceladas pretas, madeira crua, poucos ornamentos…

3

13

21

Se você é um amante do estilo e quer deixar sua casa com ares escandinavos, lembre-se que simplicidade e elegância devem caminhar de mãos dadas.

O estilo escandinavo foi altamente influenciado pela escola modernista e o movimento Bauhaus (salve, salve!) que primam pela funcionalidade a preços acessíveis sem no entanto comprometer a qualidade e a beleza do design.

8

9

10

Reza a lenda que os invernos prolongados e as poucas horas de luz acabaram por inspirar os designers escandinavos a criar ambientes claros, leves e práticos, sempre primando pela simplicidade das linhas. Eu, durante os 5 anos que morei numa cidade onde os invernos eram de baixo de neve, tratei de colorir a minha casa toda. Branco me dava arrepio. Tratei também de caprichar nos tapetes, almofadas, cortinas e acessórios em geral, pra garantir uma casinha bem aconchegante que protegesse minha alma do frio lá fora. Mas esta sou eu, né? Uma pessoa nascida e criada “num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, certamente reage de forma diferente à brancura de um longo inverno :)

15

14

19

17

18

Particularmente, acho o design escandinavo um charme, caí facinho nos seus encantos: ele combina também com a brisa do mar e o oferece o contraste perfeito com o colorido lá de fora. Traz a luz e o frescor pra dentro de casa e é perfeito para lugares tropicais.

6

2

Seja como for, a verdade é que o estilo é cativante e vem ganhando cada vez mais adeptos mundo afora. Não me surpreenderá se, mesmo no mais tropical dos países, as pessoas começarem a tomar gosto pela beleza nórdica e tornarem o estilo figurinha fácil nas revistas de decor locais :)

E por falar em design escandinavo, ganha um doce quem adivinhar que loja famosa é um ícone desse estilo! É, gente, isso mesmo, a boa e velha Ikea! Aliás, vocês sabiam que a Ikea já está esquentando as turbinas pra estrear no Brasil faz uns 5 anos, né? Já tem até um escritório no sul do país…  A questão que fica é: será que os impostos Brasileiros vão permitir que a terrinha  de encantos mil ganhe uma Ikea de verdade? Quem viver verá! ;)

Em tempo: as fotos dessa casa linda encontrei aqui

 

 

 

 

 
  • Ana Luiza

    Erica, diferente de vc eu nao entendo nada de estilos arquitetônicos mas eu também cai de amores pelo estilo escandinavo sem perceber … Minha casa tem tudo a ver com o que vc postou…. Engracado que mesmo com esse duro inverno de Melbourne eu continuo sem muitas cores na minha casa…. Acho que pra mim basta o verdinho das plantas. Obrigada por me ensinar mais uma !!! Bjs, Ana Luiza

    • HomeSweetener

      Ana,
      Manda fotos da sua casa pra mim, peloamordedeus!! Adoraria postar no Home fotos de uma casa brusca-escandinava aqui em Melbourne :)
      Pensa com carinho?
      Beijos!

      • Ana Luiza

        Oi Erica, nao tem problema não eu posso te mandar umas fotos da minha casa; a única questão eh que eu não tenho uma maquina boa…. Uso sempre o telefone !!! Se vc não se importar tudo bem … Agora se vc quiser pode vir aqui em casa tomar um cafe comigo e vc mesma tira as fotos… Tenho certeza que vao ficar bem melhores !!! Essa semana minha casa ainda esta de pernas pro ar em funcao da festinha de aniversario que fiz pra minha filha de 10 anos… Estou encontrando pipoca e granulado em todos os cantos da casa…. Eu moro em Berwick, perto do Westfiled Fountain Gate. Vc conhece? Ha 15 minutos ao sul da minha casa tem também a Robert Gordon Pottery se vc se interessar. Me diga o que eh melhor pra vc. Bjs

        • Ana

          Esqueci de dizer que minha casa esta ha 20 minutos de carro ao sul Ikea de Springvale pela M1.

          • HomeSweetener

            Oi, Ana
            Pra eu ir até sua casa tirar as fotos é mais complicado… durante a semana, os dias que tenho sem os molequinhos, eu uso pra trabalhar… Mas se você quiser mandar as fotos pra mim, vou adorar! Não conta pra ninguém mas a maioria das fotos que posto aqui também são tiradas com iPhone ;)
            Beijos!

          • Ana

            Oi Erica, desculpe a demora em responder mas eu fiquei um tempo fora e somente agora vi sua resposta. Me mande seu email que eu vou tirar umas fotos com o iphone e te mando. Bjs

        • http://homesweetener.com Erica

          Oi, Ana
          Pra eu ir até sua casa tirar as fotos é mais complicado… durante a semana, os dias que tenho sem os molequinhos, eu uso pra trabalhar… Mas se você quiser mandar as fotos pra mim, vou adorar! Não conta pra ninguém mas a maioria das fotos que posto aqui também são tiradas com iPhone ;)
          Beijos!

    • HomeSweetener

      Ah, o frio de Melbourne não é nem de longe parecido com o frio de Bloomington, IN – lá no inverno a neve era insana! Muito branco lá fora, rsrsr

  • Fernanda Dutra

    É lindo, mas dificílimo de seguir. Minhas referências, sempre bebem na fonte escandinava, mas quando tento algo acaba virando bem brasileiro, ou seja, um carnaval!

    • HomeSweetener

      Oi, lindona!
      Sei bem como é: o sangue fala mais alto, né não? :) Eu amo o estilo escandinavo, mas as cores e referências bruscas acabam brotando, feito maria-sem-vergonha, rsrsrs
      Beijos!

%d bloggers like this: